Flávio Melo de Sousa
Professor de Ciências Humanas
Coordenador Pedagógico Anos Finais e Ensino Médio
Como outrora afirmou Aristóteles “O ser humano se torna aquilo que repetidamente faz”. O habito de estudar, conduz a cultura do estudo e por consequência o pleno processo de aprendizagem. Ao longo da vida escolar, estudantes são orientados e estimulados por diferentes métodos por seus professores, com o intuito de aprimorar habilidades e construir posturas mais assertivas em seus convívios dentro e fora do espaço escolar.
No decorrer dessa jornada, educando e educadores traçam meios de demonstrar os saberes apreendidos. É nesse ponto, que surgem os instrumentais avaliativos, tais como Avaliações Parciais (AP); Avaliações Globais (AG) e os Trabalhos Dirigidos (TD). Esse primeiro grupo de instrumentais são elaborados pelo professor para melhor compreender o desenvolvimento de seus alunos.
Na mesma medida, visando ampliar o processo de analise e proporcionar ao estudante a experiência de um futuro vestibular, surge a Avaliação Acadêmica Sistemática – SAS. Elaborada pelo time de desenvolvedores de conteúdos e consultoria pedagógica SAS, tal avaliação externa apresenta uma estrutura de questões, quantidade e modelo semelhante a vestibulares tradicionais, como o da Universidade Estadual do Ceará – UECE, a exemplo. Com intuito de perceber e examinar o nível de aprendizado e assimilação de conteúdos ao longo das etapas em caráter dinâmico.
A Avaliação ocorre três vezes ao ano seguindo o calendário da Rede de Ensino Sistema Ari de Sá – SAS. Aplicada nas turmas do ensino fundamental – anos finais (6º ao 9º ano) e 1º e 2º série do ensino médio. Ao final da aplicação são gerados e disponibilizados por meio do portal SAS relatórios, possibilitando uma segunda visão pedagógica sobre a turma e o estudante.
A avaliação acadêmica sistemática é uma dentre as várias ferramentas utilizadas em nosso espaço, visando sempre maior compreensão e suporte para tomada de decisões no que condiz ao processo de ensino e aprendizagem.